FAQ´S

Aprende marketing e gestão com formadores experientes e atuais. Encontra pessoas com interesses e objetivos comuns. Experimenta situações que vão aprofundar os seus conhecimentos e alargar os seus horizontes. E a seguir está pronto para passar para o próximo nível. O curso tem um equilíbrio ótimo entre o TEÓRICO e o PRÁTICO.

O curso é aberto para todos os que estão ligados à área farmacêutica. Não há limites de idade. Não há distinção entre estudantes e profissionais. É uma viagem ao mundo do marketing e da gestão que tem por objetivo mostrar boas práticas de marketing e facultar o acesso a pessoas e empresas que de outro modo seria muito difícil, senão impossível. Tudo num período 27 semanas com um Módulo por semana. Conhecer as técnicas de marketing e compreender as ferramentas base da gestão é essencial para qualquer profissional nos dias que correm.

Todas as pessoas que sejam estudantes universitários ou profissionais de saúde têm a beneficiar com o curso. Porém, este curso foi desenhado e é atualizado todos os anos a pensar especialmente nos farmacêuticos que trabalham em Farmácia Comunitária, na Indústria Farmacêutica ou finalistas e estudantes do Curso de Ciências Farmacêuticas. É comum ter inscrições de profissionais e estudantes universitários de áreas como a Veterinária, Medicina e Nutrição.

Muito provavelmente. O curso Farmacêuticos com Asas foi criado em parceria com a Ordem dos Farmacêuticos em 2012 numa época em que muitos Farmacêuticos estavam desempregados. O objetivo era mostrar aos formandos novas oportunidades e apoiar no início de carreira ou mudança de emprego. Não dispondo de dados 100% atuais, é possível no entanto assegurar que, segundo opinião dos ALUMNI das 10 edições anteriores, este curso ajudou centenas de Farmacêuticos a progredir nas suas carreiras. A 11ª edição será uma oportunidade para encontrar novos empregos ou melhorar a situação dos formandos na sua posição atual.

Conhecer melhor o mercado. Antecipar as mudanças que estão já a transformar as farmácias em diferentes vertentes. Compatibilizar o papel de profissional de saúde com a vertente comercial, sem comprometer a ética e deontologia. Aprender técnicas para avaliar, negociar com fornecedores, organizar a equipa da farmácia e dinamizar as vendas. Para além da aplicação prática de várias técnicas e ferramentas novas que irá conhecer, vai poder melhorar substancialmente as suas competências de liderança e de gestão da sua carreira. É o curso certo se ambiciona receber mais responsabilidades na Farmácia e progredir na sua carreira, ou encontrar uma oportunidade na Indústria Farmacêutica.

O curso está estruturado na relação muito antiga que existe em Farmácias e Indústria Farmacêutica. A 11ª edição tem uma novidade que é haver vários módulos dedicados aos consumidores. Um profissional da Indústria deve conhecer a cadeia de valor desde o produtor até ao consumidor. Para além disso, os formandos da 11ª edição vão ganhar uma perspetiva fresca das motivações dos Proprietários de Farmácias e das suas equipas, debater o futuro da Indústria em Portugal e conhecer novas ideias sobre como ativar o marketing e as vendas. Por isso foi realizado recentemente o estudo OMNIBUS.

Um dos objetivos deste curso é dar uma nova perspetiva do mercado de trabalho aos formandos. Neste curso, para além do marketing e das vendas, abordam-se igualmente áreas como a Farmácia Comunitária enquanto estrutura empresarial e as empresas da Indústria Farmacêutica. O contacto com Formadores é possível em qualquer momento e pode ser útil para esclarecer dúvidas e curiosidades. A abordagem nova ALLO (Aspirações+Labor+Ligação+Objetivos) e o programa de Mentoring individual são fatores importantes para analisar as oportunidades de trabalho e fazer opções.

A estrutura hierárquica das Farmácias está sempre limitada pelo número de colaboradores e pela filosofia de gestão do seu proprietário. Por vezes, isso condiciona as oportunidades de progressão na carreira. Para avançar é preciso fazer melhor e produzir resultados. Só assim se ganha a confiança do proprietário da farmácia. O curso Farmacêuticos com Asas é perfeito para quem quer mostrar o seu potencial. Na verdade, muitos ALUMNI das 10 edições anteriores são hoje Farmacêuticos Substitutos, Diretores Técnicos e até proprietários de Farmácias Comunitárias. Se esse percurso estiver obstruído, é tempo de pensar em “dar o salto”.

Aumentar o valor do salário é um objetivo legítimo. Mas os patrões só o farão em circunstâncias especiais. Não conte pois com um caminho fácil. As boas notícias são que, há formas simples e eficazes de aumentar o valor dos seus rendimentos. Claro que as técnicas para conseguir ganhos imediatos e a estratégia para conseguir ganhar mais dinheiro nos próximos anos, variam de caso para caso. O curso Farmacêuticos com Asas 11ª edição inclui um serviço de MENTORING que conta com o apoio personalizado do Coordenador do Curso, o qual tem ampla experiência nesta área. Se você for um bom profissional, a melhoria das condições salariais será proporcional às suas competências e capacidade de adaptação às condições do mercado.

O curso exige 3 inputs da parte do formando: Interesse + Dedicação + Organização. Os 3 ingredientes em doses terapêuticas (sem excessos). Não é um curso stressante. É um curso divertido porque os Formadores são pessoas experientes e interessantes, e muito empenhadas em partilhar os seus conhecimentos com todos os participantes. Não há uma sessão / Módulo igual à outra. Cada sessão de trabalho é uma experiência. Sendo um curso e-learning, existem mecanismos para assegurar flexibilidade e compensar algum contratempo. No regulamento publicado em www.farmaceuticoscomasas.com pode encontrar todas as informações sobre o calendário, as modalidades e outras informações relevantes.

Entrar para a Indústria não está fácil. A maioria das empresas tem os seus quadros completos no que respeita a área comercial (Vendedores e/ou Delegados) e as áreas do marketing estão reservadas frequentemente para quem já tenha alguma experiência. O curso FCA 11ª edição é uma boa plataforma para preparar o seu plano de carreira, adquirindo novas competências e uma visão atual do mercado. Terá a oportunidade de conhecer melhor algumas empresas patrocinadoras do curso, sendo potenciais empregadores, bem como com pessoas que poderão ajudar a melhorar o seu CV e a movimentar-se com eficácia no mercado de trabalho. Muitos ALUMNI seguiram este caminho com sucesso e ocupam hoje posições importantes em empresas da Indústria Farmacêutica. O sistema ALLO e o programa de Mentoring podem também ser importantes para reforçar a sua estratégia e melhorar as candidaturas para novas oportunidades.

A 11ª edição do curso tem vários Formadores e alguns são farmacêuticos. São todos profissionais com talento e com provas dadas no mercado. Têm liberdade para expressar as suas opiniões, de forma direta. e por vezes revelando perspetivas pouco ortodoxas. Partilham os seus conhecimentos, experiências e visão do mercado e do mundo. São uma fonte de inspiração para inovar.

O curso ajuda a conhecer diferentes áreas do mercado de trabalho. Os Formadores têm funções de responsabilidade em empresas diferentes e opiniões diversas e complementares sobre as oportunidades de trabalho. Ao longo das 27 semanas do curso e depois deste terminar, os Formandos receberão um apoio personalizado dos Formadores e do Coordenador do Curso para explorar novas oportunidades de acordo com os seus objetivos e perfil.

De uma maneira geral, o grau de satisfação varia entre o Bom e o Excelente. Os dados e informações que recebemos de muitos ALUMNI que vamos acompanhando ao longo das suas carreiras, desde há 10 anos, são muito positivos. Estes ALUMNI ocupam hoje posições de destaque em empresas farmacêuticas de renome, quer na área do retalho e distribuição (Diretores Técnicos e Farmacêuticos Substitutos em Farmácia Comunitária e Armazenistas) quer na área da Indústria (Comerciais, Key Account Managers, Product Managers e Marketing Managers) e também em empresas de consultoria e serviços farmacêuticos (Business Development, Project Managers, Client Services Directors).

O horário para consultar documentos, ver os vídeos ou realizar testes e outras tarefas é completamente livre. Todos os conteúdos estarão disponíveis durante o período de vigência do curso (27 semanas). O objetivo do e-learning é a segurança e versatilidade para os Formandos.

Para receber o Diploma e os créditos da OF de 5 CDP (em fase de apreciação), os Formandos precisam de ter media de 10 valores (1-20) em 2 testes de escolha múltipla realizados com consulta e 1 trabalho individual escrito.

O contacto de e-mail do Coordenador do Curso permite a todos os formandos interessados obter o apoio que necessitam ao longo das 27 semanas do curso. A plataforma de e-learning tem várias funcionalidades que permitem aos Formandos comunicar entre si e com o Coordenador do Curso.

É um tipo de estudo de mercado que se faz para recolher dados e informação de fontes diversas, úteis para destinatários / utilizadores diferentes. Neste estudo vamos analisar questões que interessam aos Farmacêuticos, às Farmácias, à Indústria, a Médicos e a outros profissionais de saúde. Os Formandos vão participar ativamente na análise e interpretação dos resultados. Vai ser muito interessante.

Pode fazer os trabalhos que desejar e daremos o apoio possível, desde que seja dada prioridade e assegurados os trabalhos que fazem parte do Programa FCA11. Nesta edição, o objeto do Plano de Marketing são os próprios Formandos – Brand Yourself.

O curso é creditado pela OF com 5 CDPs. Para auferir destes créditos precisa ter carteira profissional. Para frequentar o curso não existe esse requisito.